"As marcas hoje em dia têm que ter um posicionamento para chegar ao target que pretendem. Quando falamos de redes sociais a estratégia é diferente porque estamos a interagir com o público. Numa rede social não conseguimos monitorizar o público, pois teremos sempre vários targets e muitas redes sociais dividem-se por quatro directrizes diferentes:
- as redes sociais de muito tráfego (hi5, twitter, facebook, youtube.);
- as redes sociais de pouco tráfego (como o myspace);
- as redes sociais muito costumizáveis (ou seja, que são facilmente personalizáveis);
- as redes sociais pouco costumizáveis (como o google vídeos, sapo vídeos, etc).
O Twitter é uma excelente arma de comunicação, mas nas marcas a sua utilização tem que ser bem planeada. Não se consegue ter uma rede social sem ter uma plataforma de suporte. Ou seja, tem que se dar ao público o que ele quer, isso consegue-se fazendo-se acções de webpromo e webmarketing. O objectivo mais do que dar a conhecer o produto é a marca, porque o que se está a vender é precisamente isso: a marca! Sem esquecer que a principal arma de uma marca é o word of mouth - o passa a palavra.
Relativamente ao Twitter penso que vai ser um fenómeno passageiro, um pouco como o hi5... Mas este boom do Twitter pode permitir uma passagem para a web 3.o. A TMN, por exemplo, ao possibilitar o Twitter por sms deu mais um passo no caminho para a web 3.0."
Gonçalo Marcos deu ainda ao Influências a sua definição de:
- Web 1.0 -os sites eram isolados, com páginas estáticas. Baseavam-se em conceitos como: conteúdo - procura - comércio;
- Web 1.5 -marcado pelo surgimento dos sites interactivos e pela explosão das salas de chat, viral e networking;
- Web 2.0 -direccionada para a interacção e social networking. Destaca-se pela introdução de várias funcionalidades como: widegts. Baseia-se em conceitos como: colaboração e confiança;
- Web 3.0 -é, ou vai ser, a partilha da informação. Estamos a entrar na era do mobile em que se pode aceder a tudo através de um telemóvel, por exemplo. Baseia-se em conceitos como: presença - partilha e eficiência.
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