quinta-feira, 18 de junho de 2009

Vamos falar de marcas...

Gonçalo Marcos, acount-executive da agência de marketing digital e interactivo comOn falou um pouco sobre marcas, redes sociais e web. Vejamos a sua opinião.



"As marcas hoje em dia têm que ter um posicionamento para chegar ao target que pretendem. Quando falamos de redes sociais a estratégia é diferente porque estamos a interagir com o público. Numa rede social não conseguimos monitorizar o público, pois teremos sempre vários targets e muitas redes sociais dividem-se por quatro directrizes diferentes:

  • as redes sociais de muito tráfego (hi5, twitter, facebook, youtube.);
  • as redes sociais de pouco tráfego (como o myspace);
  • as redes sociais muito costumizáveis (ou seja, que são facilmente personalizáveis);
  • as redes sociais pouco costumizáveis (como o google vídeos, sapo vídeos, etc).
Cada marca tem que fazer a filtragem criando uma relação de afinidade com o público, consegue isso mediante o planeamento de uma estratégia.

O Twitter é uma excelente arma de comunicação, mas nas marcas a sua utilização tem que ser bem planeada. Não se consegue ter uma rede social sem ter uma plataforma de suporte. Ou seja, tem que se dar ao público o que ele quer, isso consegue-se fazendo-se acções de webpromo e webmarketing. O objectivo mais do que dar a conhecer o produto é a marca, porque o que se está a vender é precisamente isso: a marca! Sem esquecer que a principal arma de uma marca é o word of mouth - o passa a palavra.

Relativamente ao Twitter penso que vai ser um fenómeno passageiro, um pouco como o hi5... Mas este boom do Twitter pode permitir uma passagem para a web 3.o. A TMN, por exemplo, ao possibilitar o Twitter por sms deu mais um passo no caminho para a web 3.0."

Gonçalo Marcos deu ainda ao Influências a sua definição de:

  • Web 1.0 -os sites eram isolados, com páginas estáticas. Baseavam-se em conceitos como: conteúdo - procura - comércio;
  • Web 1.5 -marcado pelo surgimento dos sites interactivos e pela explosão das salas de chat, viral e networking;
  • Web 2.0 -direccionada para a interacção e social networking. Destaca-se pela introdução de várias funcionalidades como: widegts. Baseia-se em conceitos como: colaboração e confiança;
  • Web 3.0 -é, ou vai ser, a partilha da informação. Estamos a entrar na era do mobile em que se pode aceder a tudo através de um telemóvel, por exemplo. Baseia-se em conceitos como: presença - partilha e eficiência.

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