quinta-feira, 18 de junho de 2009

Comunicação, Pesquisa, Selecção e Produção


Estes quatro passos parecem-me fundamentais no processo de produção de notícias.

É um dado adquirido que nos últimos anos o correio electrónico tem vindo a ganhar terrenos às formas tradicionais de receber informação num órgão de comunicação. É rápido, permite estabalecer contactos sem ser necessária uma presença física, permite o envio de ficheiros... É vantajoso, sem dúvida. Contudo, o Twitter veio superar o correio electrónico pelos seguintes motivos:

Velocidade:

O Twitter permite o envio e recepção de informação de uma forma instantânea e em tempo real.

Versatilidade

Em anexo ao texto (mas sem exceder os 140 caracteres) pode estar associado um link relevante que pode redireccionar para notícias relacionadas com o que se pretende transmitir, uma mensagem pode transportar outros elementos multimédia, como fotografias, por exemplo.

Para além disto quem estiver mais interessado em desfrutar do Twitter em todas as suas funcionalidades pode sempre instalar ferramentas como:

-O Twittpic que é uma espécie de álbum virtual que funciona integrado ao Twitter. Ou seja, possibilita a partilha de fotos;

-O Monitter que permite que o utilizador possa ver quando algumas palavras importantes para você são ou foram mencionadas no Twitter;

-O Tweetdeck que quando instalado fornece notificações sobre novos tweets e permite fazer filtragem sobre os twetts que interessam;

E existem muito mais ferramentas, algumas mais úteis que outras, mas que fazem sucesso junto da comunidade Twitter.

Alegrem-se os interessados em utilizar o Twitter como plataforma de negócios. Até ao final do ano devem ser lançadas novas ferramentas e serviços pagos direccionadas para empresas. Descubra mais aqui.

Sem comentários: