quinta-feira, 18 de junho de 2009

Twitterportugal



Ora vamos falar do Twitterportugal.

Esta publicação sobre social media em português surgiu por iniciativa do jornalista Paulo Querido e conta com nomes como Alexandre Gamela , Catarina Campos , Fausto Ferreira Fernando Batista , Flávia Paluello ,João Almeida ,José Luis Orihuela , Juan Varela Marco Santos , Maria Spínola , Pedro Fonseca , Raul Pereira , Ricardo Sousa , Rui Costa e Sérgio Bastos .
"Quando lancei o TwitterPortugal, está a fazer um ano, tinha em mente simplesmente agregar alguma informação sobre os utilizadores portugueses e criar um “ponto de encontro” rudimentar, onde pudessem os recém-chegados descobrir afinidades e apoio para criarem as suas redes. Não me preocupei — nem me preocupo — com modelos de negócio, nem sequer coloquei anúncios. Nem tudo na vida tem de ter um modelo de negócio escarrapachado; podemos fazer projectos apenas pelo prazer — ou ter um plano um pouco mais sofisticado do que explorar as migalhas com que a Google brinda os autores de conteúdos. Para não mencionar as empresas ainda piores que a Google."


Pode-se ler isto na secção "Acerca" do blog. Este excerto traduz aquilo que no meu entendimento deverá ser o Twitter: não um modelo de negócio por si só, mas uma plataforma para discussão e execução de projectos interessantes.

Ao longo destes dias em que desenvolvi o Influências e explorei o Twitter percebi o quão importante pode ser o Twitterportugal para quem se está a iniciar nele. Desde uma secção de análise, onde podemos obter dados sobre, por exemplo, os números no Twitter, a uma secção de artigos sobre os mais variados assuntos, entrevistas, divulgação de eventos, humor, notícias, tudo isto ligado ao Twitter, claro.
É ainda possível ter-se acesso à ordem de entrada no Twitter, que permite conhecer as novas pessoas que aderem ao serviço, assim como ao top do Twitter (onde quem tem mais followers lidera).
Já anteriormente falei aqui do Twitcionário que tão útil me foi no início ou jamais teria percebido a linguagem dos @ e dos RT. Desta vez gostaria de destacar outra coisa:

A twitlista é uma excelente forma de organização do Twitter. Nela podemos encontrar separados por áreas profissionais os Twitters registados. Esta é sem dúvida uma excelente forma de fazer contactos tanto no caso do jornalismo como da publicidade. No fundo, no Twitter está tudo à distância de 140 caracteres, melhor ainda é quando se fala com quem de facto interessa, ou melhor, com quem nos pode dar as respostas de que precisamos.

Sem comentários: