terça-feira, 16 de junho de 2009

Twitter - O que é?


É importante começar por definir o que é o Twitter:

É uma rede social e servidor para micro blogging que permite aos utilizadores enviarem actualizações / posts pessoais, em texto de 140 caracteres através de SMS, e-mail, site oficial ou programas especializados;As actualizações/posts são exibidas no perfil dos utilizadores em tempo real enviadas aos utilizadores “followers” que tenham subscrito para recebê-las. As actualizações de um perfil podem ser vistas através do site oficial, por RSS, SMS ou programa especializado;

Esta breve definição vai de encontro ao que Evan Williams, director executivo e fundador do Twitter escreveu no seu Twitter: "o serviço permite que as pessoas saibam instantaneamente o que está a acontecer relativamente às coisas que lhes interessam. No melhor dos cenários o Twitter torna as pessoas mais espertas, rápidas e eficientes."

Na minha opinião o Twitter tornou-se numa verdadeira fonte de informação permanente e rápida sobre os mais variados temas, tais como: política, notícias, trânsito, actualidade, troca de informações entre investigadores, professores e alunos, etc.

Tendo sido iniciado com base na pergunta “O que está a fazer?”) o Twitter acaba por cumprir o seu papel de “diário” (este é, inclusive, classificado como o uso mais comum no Twitter), a par das conversações onde os utilizadores podem interagir sobre os mais diversos assuntos.

Algo totalmente inesperado, no entanto, viria modificar a função inicial do Twitter. De facto a difusão/publicação de notícias de notícias tem sido uma actividade também comum no Twitter. Esta função não estava prevista quando a ferramenta foi criada e, a meu ver, levanta algumas questões:

-Se nos meios de comunicação tradicionais sempre existiram problemas/renitência em associar o Jornalismo e a Publicidade, embora ambos sejam ferramentas da Comunicação como será possível no meio digital (neste caso no Twitter) o leitor diferenciar publicidade de informação?

-Poderá o Twitter vir a servir de fonte jornalística no futuro?

-Tornar-se-á esta ferramenta um apoio aos jornais online ou um rival?

-Onde fica a credibilidade e a ética tendo em conta que não existe nenhuma entidade reguladora do Twitter?

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