quarta-feira, 17 de junho de 2009

Twitterview

"How Twitter Will Change the Way We Live" é um artigo extremamente interessante publicado na última edição da revista Time.


«A coisa mais fascinante do Twitter não é o que está a fazer por nós. É o que estamos a fazer com ele», destaca a revista.

E o que é que está a ser feito no Twitter?

Para além do uso mais social referido em posts anteriores, são cada vez mais os órgãos de comunicação que apostam no Twitter e não apenas para fazer divulgação de notícias publicadas nos seus jornais online como acontece em jornais nossos conhecidos como o Público e o Expresso, por exemplo.

Vejamos o caso da ABC, pioneira no uso deste serviço como meio para realizar uma entrevista. A entrevista a John Maccain, ou melhor, a "twitterview" durou 30 minutos e foi acompanhada por
mais de 227 mil seguidores.

Ora bem, o que penso deste formato de entrevista? Interessante, sem dúvida, no entanto penso que se perde algo importante, o contacto directo com o entrevistado, o facto de se poder visualizar as reacções, os olhares, os gestos e toda a expressão corporal que por vezes acaba por ser mais esclarecedora que aquilo que o entrevistado diz.

Por outro lado é sem dúvida uma forma de criar proximidade, o Twitter vem pôr fim a barreiras geográficas e o contacto com os entrevistados fica facilitado, sem dúvida. Os 140 caracteres embora à partida possam parecer insuficientes "obrigam" o jornalista a ser o mais objectivo possível, podendo no entanto condicionar a resposta do entrevistado.

Uma questão que esta "Twitterview" me levantou foi a seguinte: embora sendo uma entrevista não terá sido isto uma forma de John Maccain se publicitar? Se tivessse dado a mesma entrevista num meio mais tradicional, como a televisão, por exemplo, não despertaria o mesmo interesse. O Twitter é diferente e uma entrevista via Twitter é diferente, logo capta a atenção de mais pessoas, podendo promover novos fãs/followers para Maccain e, claro, gerar fidelidade a oseu nome no mundo político. Não será isto uma utilização mais publicitária do Twitter do que seria de desejar?

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